Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

domingo, 1 de julho de 2012

Tapete de Corpus Christi


O feriado de Corpus Christi é uma data muito importante para os cristão-católicos que celebram a Eucaristia, refletindo sobre o corpo e sangue de Jesus Cristo.


Na Comunidade de Góes Artigas no ano de 1994 o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida que na época era Pe. Albino incentivou a comunidade a construir um caminho denominado Tapete para comemorar o dia de Corpus Christi. Deste então anualmente a comunidade constrói um caminho desde o
Cruzo da Linha, local de entrada na Comunidade de Góes Artigas, até a Capela Menino Jesus, sendo que o mesmo é feito de serragem tingida, ramos, sementes, flores e demais materiais orgânicos, o qual é chamado de Tapete.


A organização do Tapete envolve muitas pessoas, desde crianças até os mais idosos, que desde o amanhecer do dia contribuem para construção do Tapete, seja transportando serragem, decorando, escrevendo frases, organizando os três altares entre outras atividades, afim de que tudo fique pronto até as 10 horas da manhã momento em que se inicia a procissão caminhando sobre o Tapete e após se realiza celebração na Capela Menino Jesus.


Neste ano a celebração de Corpus Christi foi realizado no dia 07 de junho e contou com a participação de inúmeras pessoas da comunidade, bem como, de comunidades vizinhas. O Tapete começou a ser construído por volta das 5 horas da manhã, e às 10 horas foi realizado procissão com Santa Missa, encerrando as atividades religiosas do dia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário