Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

domingo, 22 de julho de 2012

Jair Zorzi, agricultor familiar de Góes Artigas concorre eleições 2012 para vereador de Inácio Martins


Quem é Jair Zorzi (PSD)?

Seu Jair Zorzi é Agricultor Familiar, um dos pioneiros na produção de leite na comunidade de Góes Artigas, onde vive com sua família desde o ano de 2002.  Desde então é um morador atuante e participativo nas ações para melhoria da comunidade. Nos últimos anos Seu Jair atuou à frente de várias organizações e movimentos comunitários na comunidade de Góes Artigas, entre estes:


  • 2004 – A partir deste ano tem sua propriedade assistida pela EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) como unidade de referência em agricultura familiar;
  • 2005 e 2006 – Coordenador de Esportes da Comunidade;
  • 2006 e 2007 – Vice-Coordenador do Grupo de Agricultores Ecológicos Água Viva de Góes Artigas;
  • 2007, 2008 e 2009 – Tesoureiro do Conselho Pastoral Comunitário da Capela Menino Jesus;
  • 2009 – A partir deste ano tem sua propriedade assistida pela IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) como unidade de referência em agricultura familiar;
  • 2009 e 2010 – Conselheiro Fiscal da Associação de Agricultores Menino Jesus;
  • 2010, 2011 e 2012 – Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Inácio Martins;
  • 2011 e 2012 – Presidente da Associação de Agricultores Menino Jesus;
  • 2012 – Diretor de Esportes na Associação dos Pais Mestres e Professores da Escola Rural Municipal Bom Jesus.

Porque Jair Zorzi  (PSD) candidatou-se a vereador de Inácio Martins?

Pois quando as comunidades do interior do município não têm representação na Câmara Municipal às demandas pertinentes as mesmas ficam de lado das discussões, esse foi um dos motivos que levaram a comunidade de Góes Artigas em assembléia geral que aconteceu em 10 de setembro de 2011 (http://goesartigas.blogspot.com.br/2011/09/jair-zorzi-e-o-novo-pre-candidato.htmla indicar um representante a pré-candidato a vereador nas eleições de 2012 a fim de representar as comunidades do interior no poder legislativo municipal.  Neste espaço por meio de votação de três candidatos escolhidos pela comunidade Seu Jair Zorzi teve a maior votação. 

Pela primeira vez a comunidade entrou em consenso político partidário com objetivo de buscar melhorias para qualidade de vida das comunidades rurais. Seu Jair com muito coragem aceitou tal desafio candidatando-se a Vereador pelo Partido Socialista Democrático (PSD) e por isso está trabalhando junto a comunidade de Goes Artigas e demais comunidades rurais a fim de conquistar a eleição com objetivo de representar as  demandas da população que reside no interior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário