Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Livro de Fotografia Poesia da Imagem – Poesia da Palavra

Educando João Fernandes, popular Joãonzinho Fumaça. Foto da capa do Livro.

O Livro Poesia da Imagem Poesia da Palavra, foi uma iniciativa do Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos - Paraná Alfabetizado, o qual foi construído por educadores e educandos participantes do programa, oriundos de varias regiões do Estado do Paraná, no período de 2007 e 2008. No entanto o Livro foi lançado no final de 2010, e está sendo distribuído neste ano de 2011 para todas as turmas de alfabetização do Paraná como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem.

Os educadores que contribuíram na construção do material, foram selecionados nos vários Núcleos Regionais de Educação e participaram do curso de formação continuada sobre a “Linguagem fotográfica como ferramenta na alfabetização de jovens, adultos e idosos”, realizado nas cidades de Faxinal do Céu e Curitiba, sob assessoria da docente Maria Fiorato. O curso foi promovido pela Secretária de Estado de Educação por meio do Departamento da Diversidade.

Além de participar do curso de formação os educadores captaram imagens, contribuíram na seleção das mesmas e realizaram oficinas de fotografias com suas respectivas turmas de alfabetização a fim de que os educandos desmistificassem o uso da máquina fotográfica, registrando coisas importantes a suas vidas, segundo o próprio olhar.

O Livro teve como objetivo apresentar à sociedade por meio de imagens a realidade desses sujeitos, o modo de vida, seus conhecimentos populares, suas culturas e sobretudo suas estratégias para se alfabetizar após  a infância.

Das 201 fotos que compõe o livro, cerca de 40 fotos são da comunidade de Góes Artigas, as fotos de autoria de Taisa Lewitzki, retratam os educandos Alinor Thomé de Oliveira, Iluina Furquim, Lademiro Lewitzki, Josefa Kutas, João Fernandes e Pedro Borges de Oliveira, demais pessoas da comunidade como Cecília Maria Moraes e Terezinha Lewitzki, além de momentos de alfabetização, construções, paisagens, objetos e ferramentas de trabalho que apresentam o contexto rural na alfabetização, enfatizando os valores, conhecimentos, angústias e desafios desse processo de educação formal.

Esse Livro também está contribuindo para visibilidade da Comunidade de Góes Artigas, mostrando que as comunidades apesar das dificuldades para resistir no campo, preservam costumes, culturas e valores essenciais à formação da sociedade.

Para fazer download do Livro Poesia da Imagem Poesia da Palavra acesse o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário