Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estação Ferroviária de Góes Artigas

Desfile Escolar de 7 de Setembro de 1964, Estação de Góes Artigas (Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e Escola Municipal Bom Jesus, acompanhados dos Professores: Antonia Ida Fontana, Irene Bastos, Maria Zorzi, Nair Bastos, Terezinha Portela, Zacarias de Paula).
HISTÓRICO DA LINHA
Estação Ferroviária de Góes Artigas
O ramal de Guarapuava, projetado desde os tempos em que Teixeira Soares conseguiu a concessão da São Paulo-Rio Grande em 1889, somente veio a ter seu primeiro trecho aberto em 1940, depois de praticamente uma década de obras. Chegou ao seu destino final em 1954, Guarapuava, e apenas em 1996 continuou em frente, com a sua continuação, a Ferroeste, que atingiu Cascavel e ali está até hoje. O ramal transportou passageiros de Ponta Grossa a Guarapuava até 1983, quando esses trens foram suprimidos. Hoje apenas cargueiros trafegam pela linha.  

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO
Estação Ferroviária de Góes Artigas
A estação de Góes Artigas foi inaugurada em 1945. Fica na estrada que liga Inácio Martins ao Guará na BR-277. Parte das casas são usadas por  trabalhadores locais. O pátio serve de pastagem para o vacas, cavalos e carneiros que são criados em sistema faxinal pelos moradores da comunidade. 


A comunidade de Góes Artigas foi contemplada para receber a sede da APA da Serra da Esperança. Em breve será restaurada a Estação Ferroviária e a Vila de Casas da Ferrovia de Góes Artigas, com objetivo de conservar o patrimônio material e viabilizar a operacionalização da APA da Serra da Esperança. Segundo o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) que coordena o Conselho da APA da Serra da Esperança, as casas também serão de uso da comunidade, para formação, comercialização de produtos e demais movimentos. Acredita-se que com a restauração das construções da antiga Ferrovia a comunidade também desenvolverá seu potencial turístico, associando as construções, as belas paisagens naturais, e a diversidade hospitaleira e cultural do seu povo.  
Fotos: Flávio Marcellini, Daniel Gentili, Acervo Polzin


9 comentários:

  1. sou de goes artigas adorei esse blog vi muitos amigos um abraço

    ResponderExcluir
  2. edilsonlima60@yahoo.com.br , pessoal de goes artigas faz 10 anos que sai dai tenho muita saudad um abraço

    ResponderExcluir
  3. Nasci em Gois Artigas em 1950.
    A ultima vez que estive ai, a casa que nasci ainda estava em pe e habitada.
    Meu email:
    ltreumann@aol.com
    Abracos a todos.
    Livingstone Treumann

    ResponderExcluir
  4. GALERA MANDE EMAIL edilsonlima60@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. naci ai tenho muitas lembraças gostaria de voutar a reve-la meu email

    roqueizael@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. morei aí no ano de 1982 83 queria saber da professora Mercedes daquele tempo. foi minha primeira professora. será que ela está viva?

    ResponderExcluir
  7. Alguém podeia me diser se é ai onde fica as ruínas ??da linha férrea??

    ResponderExcluir
  8. Queria saber se alguém conheceu Elvira Portela

    ResponderExcluir
  9. Conheci essa estação quando tinha 10 anos, meus irmãos mais velhos neceram em Góes artigas, alguns metros abaixo da estação passa um riacho onde aprendi a pescar, quanta saudades!!!

    ResponderExcluir