Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Doe Medula Óssea


Samuel Mass de Lima de apenas 4 anos, mora em Araucária (PR), em 05 de fevereiro de 2011 seus pais Edson Ferreira de Lima e Raquel Lima tiveram o triste diagnostico da doença de Samuel, Leucemia Aguda Linfática. Desde então a mais de dois anos Samuel está em tratamento lutando diariamente contra a enfermidade, sua única alternativa de cura é o transplante de medula óssea.


A campanha
Parentes, conhecidos, amigos e demais pessoas sensibilizadas em mobilizar doadores de medula óssea contribuem na articulação da campanha “Doe Medula Óssea” a fim de encontrar um doador ou doadora compatível com o pequeno Samuel.

Seus tios Osvaldo Ferreira de Lima e Josiane Correa de Lima que vivem na Comunidade de Góes Artigas estão incansavelmente buscando pessoas para fazer o teste de compatibilidade de doadores, não apenas para Samuel, mas para todos e todas que necessitam de transplante de medula óssea.

Como ser doador ou doadora de medula óssea?
Para realizar o teste, basta dirigir-se ao Hemocentro mais próximo de sua cidade, coletar 5ml de sangue que servirá de análise e cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), se algum dia você for compatível com alguém que necessita de sua doação, você será chamado para fazer outros exames, lembrando que o doador ou doadora não corre nenhum risco.



Doação de Medula Óssea no Brasil
O número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 200, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no REDOME. Agora há 2 milhões e 900 mil doadores inscritos e o percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Registros dos Estados Unidos (5 milhões de doadores) e da Alemanha (3 milhões de doadores). A evolução no número de doadores ocorreu devido aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o INCA. (http://www.inca.gov.br)

Faça sua parte, seja um doador ou doadora de medula óssea e ajude a salvar vidas!

Acompanhe no facebook a página de Samuel Mass de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário