Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

BOLETIM INFORMATIVO DAS BENZEDEIRAS “Conhecimentos Tradicionais e Mobilizações Políticas: o Direito de afirmação da identidade de Benzedeiras e Benzedores, municípios de Rebouças e São João do Triunfo, Paraná”


As Benzedeiras consolidaram seu espaço de organização social no 1º Encontro Regional de Benzedeiras que aconteceu no dia 06 de setembro de 2008 na UNICENTRO em Irati/PR por iniciativa da Associação Aprendizes da Sabedoria de Medicinais e Agroecologia (ASA) com apoio do Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP), Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses (APF) e Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais. Neste momento foi formado o Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA), um espaço de articulação das Benzedeiras da região Centro-Sul do Paraná buscando a efetivação de direitos por meio da organização política das Benzedeiras.

Desde então nesses últimos quatro anos o MASA vem construindo sua luta na região Centro-Sul do Paraná, com maior ênfase nos municípios de Irati, Rebouças e São João do Triunfo, no entanto também realizou atividades nos municípios de Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Inácio Martins, Prudentopólis, São Mateus do Sul, Santa Maria do Oeste. Neste período foram realizados três encontros municipais, dois mapeamentos sociais, inúmeros encontros comunitários e oficinas temáticas, dentre outros espaços de reunião, troca de experiências, articulação e reivindicação de direitos.

Nesse curto período de tempo as Benzedeiras conquistaram visibilidade social, por meio de reconhecimento local conquistando aprovação de duas leis municipais, dois prêmios nacionais e a importante integração à Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais, a qual possibilitou a articulação das Benzedeiras com demais povos e comunidades tradicionais no Paraná, bem como, a participação em espaços de construção de políticas públicas para povos e comunidades tradicionais, inserindo as demandas das Benzedeiras na pauta do Estado.

A fim de dar visibilidade ao trabalho que vendo sendo realizado pela Benzedeiras o Movimento Aprendizes da Sabedoria com apoio do Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil organizou em abril deste ano o 1º Boletim Informativo das Benzedeiras do MASA intitulado “Conhecimentos Tradicionais e Mobilizações Políticas: o Direito de afirmação da identidade de Benzedeiras e Benzedores, municípios de Rebouças e São João do Triunfo, Paraná”.  

O Boletim registra importantes informações em relação ao processo de organização do MASA, bem como, ações desenvolvidas inclusive os Mapeamentos Sociais das Benzedeiras. O material está sendo usado como ferramenta de fortalecimento das Benzedeiras, contribuindo na mobilização das Benzedeiras para conhecerem seus direitos e também para participarem do 2º Encontro das Benzedeiras do Centro-Sul do Paraná que acontecerá nos dias 09 e 10 de novembro de 2012 em Rebouças / PR ocasião que será lançado oficialmente o Boletim Informativo das Benzedeiras, no entanto o mesmo está disponível para download em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário