Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mesada de Anjo reúne mais de 40 anjos da comunidade


Benzedeira Dona Ana Joska
Dona Ana Joska é uma Benzedeira reconhecida por muitas gerações na comunidade. A mais de 63 anos ela reside em Góes Artigas e contribui com  a saúde da comunidade por meio de práticas tradicionais de cura, tais como, benzimentos, simpatias e orações, esse dom, ajuda muitas pessoas tanto da comunidade como de comunidades vizinhas.

No domingo dia 11 de dezembro, Dona Ana Joska ofereceu as crianças da comunidade uma Mesada de Anjo em cumprimento a promessa realizada, agradecendo a graça recebida pela recuperação da saúde de um de seus filhos.

A Mesada de Anjo contou com a presença de 40 anjos, ou seja, crianças menores de 7 anos e aproximadamente 60 pessoas entre anjos maiores de 7 anos, pais, mães e colaboradores da comunidade.
Mesada de Anjo

Além do momento de celebração e festa, essa ação contribui para preservação da cultura religiosa tradicional, pois a Mesada de Anjo é uma prática cultural secular, que tem como fundamento o cumprimento de uma promessa após graça recebida, servindo aos anjos uma mesa de alimentos, bolos, bebidas e doces, e enquanto as crianças se alimentam os adultos oferecem ao Santo ao qual fez a promessa, orações, rezas e cantos em ação de graça. Sendo a Mesada

Nenhum comentário:

Postar um comentário