|
Estrada que liga Padre Chagas a Barreiros em 30.09.11 |
Nesta última sexta-feira dia 14 de outubro de 2011, foi protocolado na Prefeitura Municipal de Inácio Martins oficio nº01/2010 da Comunidade de Padre Chagas – KM 104 com aproximadamente 50 assinaturas dos moradores da comunidade e também das comunidades vizinhas de KM 101 e Barreiros.
Por meio deste oficio a comunidade solicita formalmente ao Poder Público Municipal de Inácio Martins a manutenção das estradas rurais que ligam a Comunidade de Padre Chagas KM 104 à Comunidade de Barreiros (Guarapuava), KM 108 (Inácio Martins) e a restauração do bueiro que liga a comunidade há Góes Artigas, local em que diariamente as crianças e adolescentes se deslocam para estudar.
|
Bueiro da estrada que liga Padre Chagas a Goes Artigas em 30.09.2011 |
Os moradores reivindicam a construção do bueiro, relatando que já existe um bueiro sobre o rio, no entanto este é insuficiente para escoar toda à água nos dias de chuva, ocorrendo o desvio do excesso de água do leito do rio ao qual transborda ao redor, impossibilitando o trafego de veículos, carroças, animais e pessoas, prejudicando principalmente o transporte escolar que passa no local diariamente, que ocasiona a perda de aulas por parte das crianças e risco de vida quando estas tentam atravessar o rio a fim de não faltarem a aula.
Pautam também a manutenção dos 4 km que ligam a Comunidade de Padre Chagas – KM 104 à Comunidade de KM 108. Segundo eles a estrada é usada pelos moradores para deslocarem-se à Guarapuava e as demais comunidades da região como KM 108, KM 114 e Jordão. Porém, esta se encontra com muitos trechos intransitáveis devido a imensos buracos e falta de cascalho, a mais de 10 anos está não recebe nenhum tipo de manutenção por parte da Prefeitura Municipal de Inácio Martins. O limite do município de Inácio Martins com Guarapuava é no Rio dos Stafes, no entanto a Prefeitura Municipal de Guarapuava a pedido dos moradores da Comunidade de KM 108 vem adentrando o território de Inácio Martins aproximadamente 6 km, realizando obras para conservação desta estrada, mesmo assim restam ainda 4 km sem manutenção.
|
Estrada Padre Chagas/Barreiros em 30.09.11 |
Destacam que o caso mais grave dessa situação é referente a manutenção dos 5 km que ligam a Comunidade de Padre Chagas – KM 104 à Comunidade de Barreiros. Os moradores argumentam que a estrada existe a mais de 100 anos, sendo o caminho principal que liga as duas comunidades em questão e historicamente é usada pelos moradores, entretanto a mesma encontra-se em pleno descaso por parte do poder publico municipal, que a mais de 20 anos não realiza nenhuma ação para sua conservação, ignorando o trecho devido esse fazer divisa com o município de Guarapuava. Sendo que o limite do município de Inácio Martins vai até o Rio Lageadinho. Ultimamente é impossível o trafego de veículos e carroças na estrada, pois esta se encontra intransitável devido a buracos, pedras soltas, e valetas ocasionadas pela chuva, tornando assim eminente o desligamento de uma comunidade com a outra, as quais detêm relações familiares e de amizade devido ao grande número de parentes.
Confira o depoimento da Dona Cecília Maria de Moraes (77 anos) uma das moradoras mais antigas da comunidade e de sua filha Vera Lucia Moraes Batista.
Após realizada a reivindicação a comunidade aguarda retorno da Prefeitura Municipal de Inácio Martins, motivados para que a gestão atual, acolha as demandas da comunidade, que a mais de duas décadas são ignoradas.
isso não é estrada é carreiro. Senhor prefeito a arrume essa estrada o quanto antes!
ResponderExcluirEstudei o primário na Escola Padre Anchieta que na época se localizava no Km 101, hoje tenho 26 anos, desde lá até hoje nunca vi essas estradas arrumadas...
ResponderExcluirInfelizmente, essa situação manifesta o descaso público e falta de vontade política em relaçao as comunidades rurais.
ResponderExcluir