Este blog da Comunidade Rural de Góes Artigas é um espaço de socialização das informações referentes a organicidade da comunidade, suas culturas e lutas!
Histórico
Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.
Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.
Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.
Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.
A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.
Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.
Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.
domingo, 23 de outubro de 2011
Benzedeiras receberam Prêmio Nacional do IPHAN, por iniciativa de preservação do patrimônio da cultural imaterial
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Góes Artigas, garante vaga na II Conferência Nacional de Políticas para a Juventude que será em Brasília
Delegação da região centro-sul do Paraná |
Buracos, pedras e valetas na estrada, isolam moradores da Comunidade de Padre Chagas KM 104
Estrada que liga Padre Chagas a Barreiros em 30.09.11 |
Por meio deste oficio a comunidade solicita formalmente ao Poder Público Municipal de Inácio Martins a manutenção das estradas rurais que ligam a Comunidade de Padre Chagas KM 104 à Comunidade de Barreiros (Guarapuava), KM 108 (Inácio Martins) e a restauração do bueiro que liga a comunidade há Góes Artigas, local em que diariamente as crianças e adolescentes se deslocam para estudar.
Bueiro da estrada que liga Padre Chagas a Goes Artigas em 30.09.2011 |
Pautam também a manutenção dos 4 km que ligam a Comunidade de Padre Chagas – KM 104 à Comunidade de KM 108. Segundo eles a estrada é usada pelos moradores para deslocarem-se à Guarapuava e as demais comunidades da região como KM 108, KM 114 e Jordão. Porém, esta se encontra com muitos trechos intransitáveis devido a imensos buracos e falta de cascalho, a mais de 10 anos está não recebe nenhum tipo de manutenção por parte da Prefeitura Municipal de Inácio Martins. O limite do município de Inácio Martins com Guarapuava é no Rio dos Stafes, no entanto a Prefeitura Municipal de Guarapuava a pedido dos moradores da Comunidade de KM 108 vem adentrando o território de Inácio Martins aproximadamente 6 km, realizando obras para conservação desta estrada, mesmo assim restam ainda 4 km sem manutenção.
Estrada Padre Chagas/Barreiros em 30.09.11 |
Confira o depoimento da Dona Cecília Maria de Moraes (77 anos) uma das moradoras mais antigas da comunidade e de sua filha Vera Lucia Moraes Batista.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Joãozinho Fumaça
Alfabetizou-se no ano de 2008 aos 82 anos, sendo o mais velho da
Segundo Antonio Sydol, escrivão da Delegacia da Polícia Civil de Inácio Martins, para continuar a investigação das causas do óbito de João Fernandes é necessário a contribuição de voluntários que se disponibilizem a prestar depoimentos apresentando indícios e provas da cauda do falecimento, pois somente dessa maneira a Polícia Civil terá condições de continuar a investigação sobre o fato, caso contrário essa morte continuará sendo um mistério.
Infelizmente a violência nas comunidades rurais, principalmente em Góes Artigas tem aumentado cada vez mais, a insegurança no interior é uma ameaça as moradores, que cresce pela falta de acesso à sede da cidade, onde fica os postos da Polícia Civil e Militar, outro limitante é a comunicação restrita pela falta de sinal telefônico, esses fatores levam as comunidades a serem alvo fácil de criminosos bem como refúgio de foragidos da polícia.
Porém Seu Joãozinho Fumaça sempre será lembrado pela comunidade por sua simplicidade, alegria e carinho que dedicava as crianças, mas sobretudo pela coragem de enfrentar todos os agravantes vividos em sua velhice.