Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Livro de Fotografia Poesia da Imagem – Poesia da Palavra

Educando João Fernandes, popular Joãonzinho Fumaça. Foto da capa do Livro.

O Livro Poesia da Imagem Poesia da Palavra, foi uma iniciativa do Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos - Paraná Alfabetizado, o qual foi construído por educadores e educandos participantes do programa, oriundos de varias regiões do Estado do Paraná, no período de 2007 e 2008. No entanto o Livro foi lançado no final de 2010, e está sendo distribuído neste ano de 2011 para todas as turmas de alfabetização do Paraná como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem.

Os educadores que contribuíram na construção do material, foram selecionados nos vários Núcleos Regionais de Educação e participaram do curso de formação continuada sobre a “Linguagem fotográfica como ferramenta na alfabetização de jovens, adultos e idosos”, realizado nas cidades de Faxinal do Céu e Curitiba, sob assessoria da docente Maria Fiorato. O curso foi promovido pela Secretária de Estado de Educação por meio do Departamento da Diversidade.

Além de participar do curso de formação os educadores captaram imagens, contribuíram na seleção das mesmas e realizaram oficinas de fotografias com suas respectivas turmas de alfabetização a fim de que os educandos desmistificassem o uso da máquina fotográfica, registrando coisas importantes a suas vidas, segundo o próprio olhar.

O Livro teve como objetivo apresentar à sociedade por meio de imagens a realidade desses sujeitos, o modo de vida, seus conhecimentos populares, suas culturas e sobretudo suas estratégias para se alfabetizar após  a infância.

Das 201 fotos que compõe o livro, cerca de 40 fotos são da comunidade de Góes Artigas, as fotos de autoria de Taisa Lewitzki, retratam os educandos Alinor Thomé de Oliveira, Iluina Furquim, Lademiro Lewitzki, Josefa Kutas, João Fernandes e Pedro Borges de Oliveira, demais pessoas da comunidade como Cecília Maria Moraes e Terezinha Lewitzki, além de momentos de alfabetização, construções, paisagens, objetos e ferramentas de trabalho que apresentam o contexto rural na alfabetização, enfatizando os valores, conhecimentos, angústias e desafios desse processo de educação formal.

Esse Livro também está contribuindo para visibilidade da Comunidade de Góes Artigas, mostrando que as comunidades apesar das dificuldades para resistir no campo, preservam costumes, culturas e valores essenciais à formação da sociedade.

Para fazer download do Livro Poesia da Imagem Poesia da Palavra acesse o link abaixo:

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pesque-pague municipal chega ao fim!


Estrada que liga Gurapuava à Inacio Martins, chegada na Comunidade de Góes Artigas, próximo ao Posto Fiscal em 19.09.11

Após a reivindicação da comunidade de Góes Artigas para manutenção do trecho que estava dificultando o tráfego na estrada que liga Guarapuava à Inácio Martins, devido aos enormes buracos na chegada da comunidade de Góes Artigas.  Nesta ultima semana o trecho foi cascalhado e felizmente para alegria da comunidade e de todos que utilizam a estrada o “pesque-pague municipal” teve seu fim!

sábado, 17 de setembro de 2011

Jovens da Comunidade de Góes Artigas participaram da I Conferência Territorial da Juventude em Guamiranga

Plenária

Jovens da comunidade de Góes Artigas, juntamente com demais jovens do município de Inácio Martins participaram neste sábado (17) na cidade de Guamiranga, da I Conferência Territorial da Juventude, com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. 

   
Jovens de Góes Artigas
A Conferência organizada pelo Território Centro-Sul mobilizou jovens dos doze municípios presentes no Território, a fim de discutir propostas de políticas publicas voltadas as demanda da juventude rural e urbana. 
 
Na Conferência foram eleitos delegados de todos os municípios para participarem da Conferência Estadual da Juventude prevista para acontecer nos próximos meses na cidade de Curitiba. O município de Inácio Martins conquistou quatro vagas para delegado, sendo que duas destas foram ocupadas pelas jovens Daiane Matozo e Taisa Lewitzki de Góes Artigas.

Grupo de Trabalho de Educação, Cultura e Trabalho
Além das propostas sistematizadas no documento final do evento, cada município presente indicou um jovem para compor a Câmara Temática sobre Juventude do Território Centro-Sul, a fim de fortalecer as ações para a juventude nos municípios e na região centro-sul do Paraná. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pesque-pague municipal em Góes Artigas

Estrada que liga Gurapuava à Inacio Martins, chegada na Comunidade de Góes Artigas, próximo ao Posto Fiscal em 10.09.11

Quem tiver oportunidade de passar pela estrada que liga o Distrito de Guará a Inácio Martins, poderá desfrutar do pesque-pague formado pela água da chuva que alaga a estrada na chegada da comunidade de Góes Artigas. Os moradores locais reclamam à falta de conservação da estrada por parte da Prefeitura Municipal de Inácio Martins. A estrada é o principal acesso que liga a cidade de Guarapuava a cidade de Inácio Martins, motoristas em geral reclamam a demora do percurso ao passar pelo trecho e os danos financeiros acarretados a manutenção dos veículos, conseqüência dos inúmeros buracos. Como forma de protesto os moradores apelidaram o local de “pesque-pague municipal”.

Jair Zorzi é o novo pré-candidato a vereador indicado pela comunidade de Góes Artigas as eleições municipais de 2012

Na tarde deste ultimo sábado, dia 10 de setembro, aproximadamente 90 pessoas integrantes da comunidade de Góes Artigas, reuniram-se  no Barracão da Igreja Menino Jesus a fim de democraticamente escolher um pré-candidato a vereador que representará a comunidade nas eleições municipais do ano de 2012.


Candidatos
Apresentaram-se como candidatos os senhores Amilton Matozo, Jair Zorzi e Nelson Macarrone, sobre as condições que independente do resultado cada individuo irá contribuir com a campanha do candidato escolhido pela comunidade. Votaram, no entanto 79 pessoas maiores de 16 anos, elegendo como pré-candidado o senhor Jair Zorzi com 31 votos. O partido político ao qual o pré-candidato se filiará também será definido pela comunidade. Esta iniciativa das lideranças locais, decorre da carência de  representação política da comunidade perante ao poder publico municipal. Espera-se que com esta ação, a iniciativa viabilize maior união política na comunidade, por meio da construção coletiva do plano de propostas de campanha eleitoral do Senhor Jair Zorzi.

Votação

Aproveitando a reunião da comunidade, o Senhor Pedro Licinio Matozo, Conselheiro da APA da Serra da Esperança, informou à comunidade que no mês de novembro no decorrente ano, Góes Artigas irá receber a reunião ordinária do Conselho.

Na ocasião também foi apresentado à comunidade o “Blog do Góes” deixando este a disponibilidade ao uso da comunidade como ferramenta de registro, socialização de informações, bem como meio de manifestação e denúncia a fatos que são de interesse comum dos moradores.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estação Ferroviária de Góes Artigas

Desfile Escolar de 7 de Setembro de 1964, Estação de Góes Artigas (Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e Escola Municipal Bom Jesus, acompanhados dos Professores: Antonia Ida Fontana, Irene Bastos, Maria Zorzi, Nair Bastos, Terezinha Portela, Zacarias de Paula).
HISTÓRICO DA LINHA
Estação Ferroviária de Góes Artigas
O ramal de Guarapuava, projetado desde os tempos em que Teixeira Soares conseguiu a concessão da São Paulo-Rio Grande em 1889, somente veio a ter seu primeiro trecho aberto em 1940, depois de praticamente uma década de obras. Chegou ao seu destino final em 1954, Guarapuava, e apenas em 1996 continuou em frente, com a sua continuação, a Ferroeste, que atingiu Cascavel e ali está até hoje. O ramal transportou passageiros de Ponta Grossa a Guarapuava até 1983, quando esses trens foram suprimidos. Hoje apenas cargueiros trafegam pela linha.  

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO
Estação Ferroviária de Góes Artigas
A estação de Góes Artigas foi inaugurada em 1945. Fica na estrada que liga Inácio Martins ao Guará na BR-277. Parte das casas são usadas por  trabalhadores locais. O pátio serve de pastagem para o vacas, cavalos e carneiros que são criados em sistema faxinal pelos moradores da comunidade. 


A comunidade de Góes Artigas foi contemplada para receber a sede da APA da Serra da Esperança. Em breve será restaurada a Estação Ferroviária e a Vila de Casas da Ferrovia de Góes Artigas, com objetivo de conservar o patrimônio material e viabilizar a operacionalização da APA da Serra da Esperança. Segundo o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) que coordena o Conselho da APA da Serra da Esperança, as casas também serão de uso da comunidade, para formação, comercialização de produtos e demais movimentos. Acredita-se que com a restauração das construções da antiga Ferrovia a comunidade também desenvolverá seu potencial turístico, associando as construções, as belas paisagens naturais, e a diversidade hospitaleira e cultural do seu povo.  
Fotos: Flávio Marcellini, Daniel Gentili, Acervo Polzin


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Confraternização dos produtores de leite de Góes Artigas


Almoço de Confraternização

Desde de 2007 aproximadamente 16 famílias integram o Grupo de Produtores de Leite de Góes Artigas. A fim de preservar a união do grupo e da comunidade, mensalmente as famílias confraternizam-se na casa de uma família produtora de leite.
Moda de Viola
No ultimo domingo, dia 03 de setembro, 12 famílias que integram o Grupo de Produtores de Leite de Góes Artigas, partilharam o almoço na casa da Dona Eva e Seu Jorge. Após o almoço as famílias, entreteram-se com chimarrão, truco e modas de viola. A reunião de famílias também proporcionou encaminhamentos em relação a sustentabilidade do grupo de produtores.

Romaria de São Gonçalo Família Moraes, manifestando a cultura popular presente no interior do Paraná

Aconteceu no sábado dia 25 de junho, na Comunidade de Góes Artigas – KM 101 na Casa de José Pires Moraes a tradicional Romaria de São Gonçalo, realizada segundo a família a mais de um século.
Romeiros de São Gonçalo

Essa tradição é uma manifestação da cultura popular presente na região centro-sul do Paraná, de origem campesina, que apesar da invisibilidade social, resiste ao passar do tempo, preservada pela fé e devoção da Família Moraes.

As festividades são em louvor a São Gonçalo e São João Batista, ambos Santos aos quais o Capelão Manoel Pires Moraes era festeiro, repassando esse oficio antes de sua morte ao seu filho mais velho Jose Pires Moraes, Romeiro que com apoio de toda a família leva em frente essa tradição.

Cantadeiras de Romaria de São Gonçalo
Os preparativos para Romaria aconteceram anteriormente a data, em forma de mutirão parentes e vizinhos, prepararam as caéiras para São João Batista, a pintura do Mastro, a ornamentação do altar e da casa com bandeirinhas, flores, fitas, galhos de pimenteira, e galhos de palmeira, bem como a preparação dos alimentos para janta, como de costume quirera com carne de porco conservada na lata e o café da madrugada, ambos oferecidos gratuitamente aos participantes.

A Romaria acontece todos os anos na semana em que se comemora o dia de São João (24 de junho), para realização da Dança de São Gonçalo é essencial o Romeiro, os ajudantes do Romeiro, ou Cantadores e as Cantadeiras também denominadas Rezadeiras. Os pares para a Dança são impares compostos por uma fila de homens e outra de mulheres, sendo impares também as volteadas podendo ser três, cinco ou sete, a Dança consiste no beijo a São Gonçalo e os demais Santos representados no Altar, ou seja, São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, dançando sempre de frente aos Santos, de maneira a não dar as costas aos mesmos. A duração de cada volteada é em média 60 min, variando conforme o número de pares.
Neste ano, os diversos participantes começaram a chegar na tarde do dia 25, vindo a pé, a cavalo, de carro e em caravanas das localidades de Arroio Grande, Banhados, Barreiros, Campo Largo, Faxinal do Posto, Guará, Guarapuava, Góes Artigas, Goioxim, Inácio Martins, Jordão, KM 101, KM 104, Monte Alvão e Rio Bananas.

Caeirá de São João
Após acesa as cáeiras, a primeira volteada da Dança de São Gonçalo contou com a participação de 13 pares, começando por volta das 23hrs, após a dança das três volteadas, foi realizado a procissão de São João Batista no Andor, levando-o até o rio para lavá-lo simbolizando a preparação do Santo para sua festa, em seguida foi erguido o Mastro com a bandeira de São João Batista, a qual ficará hasteada até próxima Romaria em 2012, encerrando a procissão com a novena cantada para São João Batista e São Gonçalo, ministrada pelo Capelão Alcides Correia.

Maria Rosa Lewitzki, Cantadeira de Romaria
Durante toda a noite, no inicio e término de cada volteda e rezas, bem como nos intervalos das mesmas, os inúmeros fogos em louvor e agradecimento as graças recebidas por interseção de São Gonçalo e São João Batista, iluminaram a noite chuvosa e fria do dia 25.
No amanhecer do dia 26 comemoraram-se com fogos os festeiros do ano de 2012, na seqüência foram encerradas as festividades em louvores aos Santos com leilões de prendas doadas pelos devotos como galinhas e bolos.
Alcides Pereira, Capelão
Mais uma vez a Família Moraes cumpriu com muita fé e devoção, a promessa assumida por seus antepassados, em oferecer festejos a São Gonçalo e São João Batista.

Por Taisa Lewitzki e Rosana Lewitzki
Fotos Geslline Giovana Braga
Fonte: http://redepuxirao.blogspot.com/2011/07/romaria-de-sao-goncalo-familia-moraes.html